Cidades

Uberaba admite erro e corrige protocolo após negativa de socorro a animais

·há 2h·Uberaba, MG
Uberaba admite erro e corrige protocolo após negativa de socorro a animais
Uberaba admite erro e corrige protocolo após negativa de socorro a animais

A Prefeitura de Uberaba reconheceu publicamente uma falha grave ocorrida durante o atendimento de uma denúncia de maus-tratos a animais na última quinta-feira. O caso ganhou repercussão após um servidor municipal informar erroneamente via WhatsApp que a cidade não realizava o recolhimento de cães, ignorando o protocolo de triagem. A Superintendência de Bem-Estar Animal advertiu formalmente o funcionário e reafirmou que o procedimento correto exige o encaminhamento imediato para fiscalização.

Após o incidente ganhar visibilidade, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal foram mobilizadas para vistoriar um imóvel na rua Dom Luiz Maria de Santana. No local, que havia sido apontado por moradores como ponto de abandono sob intempéries, os agentes encontraram dois cães. Uma médica-veterinária realizou a avaliação técnica e constatou que, apesar da denúncia inicial, os animais estavam em boas condições de saúde, com acesso a água, comida e proteção.

A fiscalização revelou ainda uma questão humana complexa, identificando que o tutor dos cães vive em situação de extrema vulnerabilidade social e não se encontrava no endereço no momento da ação. Diante do cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Social foi acionada para oferecer suporte ao morador, enquanto a Polícia Civil recebeu relatórios para investigar a possibilidade de abandono definitivo do imóvel.

O caso já havia mobilizado a Polícia Militar e a Delegacia de Meio Ambiente anteriormente, mas os cães não tinham sido localizados nas primeiras buscas. Com a regularização do fluxo de atendimento, o governo municipal busca evitar novas falhas de comunicação que possam comprometer a proteção da fauna urbana e o atendimento às demandas da comunidade. Com informações de Regionalzão.