Uberaba terá planta de biometano para produzir 50 mil m³ diários de energia renovável

A Gasmig e a Geomit formalizaram, nesta quinta-feira (25), um contrato estratégico para a instalação de uma planta de biometano em Uberaba. A nova unidade industrial utilizará resíduos da cana-de-açúcar, como vinhaça e torta de filtro, para gerar 50 mil metros cúbicos diários de combustível renovável. O projeto, realizado em parceria com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), tem previsão para início das operações comerciais em maio de 2028.
O investimento faz parte de um plano robusto da Gasmig, que pretende injetar cerca de R$ 1 bilhão em infraestrutura na região. Estão previstos 400 quilômetros de novos gasodutos para criar uma rede integrada que atenderá Uberaba, Uberlândia e Araxá. O objetivo central é substituir o uso de combustíveis fósseis, como diesel e óleo combustível, por uma alternativa sustentável nas indústrias e frotas locais.
A planta de Uberaba representa 20% da meta global de biometano da Gasmig para os próximos anos. A prefeita Elisa Araújo e o presidente da Cemig, Alexandre Ramos, destacaram que a iniciativa aproveita a vocação agroindustrial do Triângulo Mineiro para liderar a transição energética e atrair novos investimentos. O projeto promete impulsionar a economia regional e gerar empregos através da descarbonização da matriz energética mineira. Com informações de Regionalzão.


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/W/f/BmzuEZSuKTKY75r29DHA/2026-06-20t014938z-1709834976-up1em6k052pmn-rtrmadp-3-soccer-worldcup-bra-hti-fans.jpg)
